FIFA reconhece e Flamengo é o Campeão Mundial de 1981

45

Depois de 36 anos, a Fifa finalmente reconheceu o Flamengo como Campeão Mundial de Clubes. Assim, de forma oficial, o Mais Querido se torna o único time carioca a conseguir o feito. Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Tita e Nunes coloriram o mundo de vermelho e preto em 1981 ao vencer por 3 a 0, fora o baile, o Liverpool-ING, no Japão.

O Conselho da entidade se reuniu em Calcutá, na Índia, país sede da Copa do Mundo sub-17, para discutir o tema. Segundo informações de bastidores, era esperado que reconhecessem a Copa Intercontinental como Mundial de Clubes. Assim, cada equipe que venceu o torneio, disputado entre 1960 e 2004, vai entrar na lista da Fifa como campeã mundial.

Pelo Twitter, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, comemorou a decisão.

O reconhecimento reforça a possibilidade de que o confronto entre o vencedor da Uefa Champions Legaue e da Copa Libertadores da América volte a acontecer. A entidade máxima do futebol deseja criar uma nova fórmula para o atual Mundial, que seria disputado a cada quatro anos, nas datas reservadas para a Copa das Confederações, que seria excluída do calendário.

Além do Flamengo, Santos, Grêmio e São Paulo passam a ter seus títulos reconhecidos. Desta forma, o tricolor paulista assume a ponta, como equipe brasileira com mais troféus no torneio (3).

COMENTÁRIOS: