Comentarista explica lance polêmico envolvendo Diego Alves: “Em casos de cartão amarelo, a arbitragem de vídeo não pode intervir“

Compartilhe esta notícia

O empate do Flamengo contra o Athletico-PR, em jogo disputado na última quarta-feira (10) pelas quartas de final da Copa do Brasil, foi além do futebol ofensivo demonstrado pelas duas equipes. A arbitragem teve papel fundamental ao anular corretamente três gols do time curitibano, mas um lance em especial chamou a atenção dos internautas e dividiu opiniões: Diego Alves pegou a bola com as mãos fora da área, e o VAR não analisou o lance. Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, explicou por que não houve a intervenção.

A comentarista ressaltou que a bola ainda estava em disputa, mesmo que o goleiro rubro-negro não pudesse pegar com as mãos. Além disso, Ruel analisou que o atacante do Athletico não tinha o controle da bola e a possibilidade de controlá-la, fazendo com que o famoso “último homem” não entrasse na regra. Neste caso, porém, o lance seria apenas para cartão amarelo, o que não permitiria uma intervenção do VAR.

FOTO: REPRODUÇÃO

– Não existe o famoso “último homem” na regra. A regra fala em oportunidade clara de gol e, para isso, avalia quatro pontos fundamentais para a tomada de decisão por um cartão vermelho: distância da meta, direção, adversários (posicionamento e quantidade) e controle ou possível controle da bola. Poderia se caracterizar um ataque promissor que definiria um cartão amarelo, mas não uma oportunidade clara de gol. E, em casos de cartão amarelo, a arbitragem de vídeo não pode intervir -, esclareceu Renata Ruel, em seu blog. A comissão de arbitragem da CBF também comentou o lance e afirmou ter sido correta a decisão tomada no jogo.

Com o placar empatado no primeiro duelo das quartas da Copa do Brasil, o Flamengo terá que decidir a classificação na próxima quarta-feira (17), no Maracanã. Antes da partida decisiva, a equipe comandada pelo português Jorge Jesus volta a campo neste domingo (14), para enfrentar o Goiás, pela décima rodada do Brasileirão. O jogo também terá como palco o Maracanã e será disputado às 11h (horário de Brasília).

Por: Coluna do Fla

COMENTÁRIOS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here