Real Madrid quer o Flamengo na Associação Mundial de Clubes

A ida ao Qatar para o Mundial rendeu ao Flamengo contatos e informações sobre a associação mundial de clubes, criada em novembro para discutir com a Fifa o novo Mundial de 24 times, que será disputado a partir de 2021, mas também uma liga anual que englobaria todos os continentes — o time brasileiro ficou com o vice-campeonato em Doha ao perder no sábado (21) para o inglês Liverpool por 1 a 0.O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, idealizador e líder da associação quer um ou dois times brasileiros no grupo em um curto prazo e o Flamengo aparece com forte candidato.

Um xadrez político se desenha para os próximos anos para a montagem de um calendário de competições de clubes que ultrapassem as fronteiras nacionais. O Real Madrid, por exemplo, vê hoje mais interessante financeiramente uma liga mundial frequente do que a Liga Espanhola.

A associação de clubes foi o pontapé inicial e conta com oito membros, das seis confederações filiadas à Fifa: o espanhol Real Madrid e o italiano Milan (Europa), os argentinos River Plate e Boca Juniors (América do Sul), América do México (Américas do Norte e Central), Mazembe da República Democrática do Congo (África), o chinês Guangzhou Evergrande (Ásia) e o Auckland City da Nova Zelândia (Oceania).

Hoje os clubes argentinos têm mais influência na Fifa do que os brasileiros e tudo passa por Rodolfo D’Onofrio, o presidente do River Plate. Ele é um dos raros presidentes de clube em exercício com cargo em comitê da Fifa, justamente o que discute questões técnicas sobre campeonatos de futebol. A indicação feita pelo presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Dominguez, foi uma espécie de agradecimento por D’Onofrio, em 2016, ter ajudado a desarticular a criação de uma liga independente de clubes na América do Sul.

Foto: Alexandre Vidal

No comitê da Fifa, que se reúne ao menos quatro vezes por ano, D’Onofrio se aproximou de Pedro Lopez Jimenez, vice-presidente do Real Madrid. Não foi à toa, portanto, que Jimenez procurou D’Onofrio quando o Real Madrid decidiu que em vez de brigar por uma liga europeia de clubes poderia ser mais interessante comercialmente uma liga mundial.

O Boca Juniors entrou nesse grupo após manter contato com cartolas do Real Madrid em dezembro de 2018, quando a final da Libertadores entre Boca e River, por questões de segurança, foi realizada no estádio Santiago Bernabeu, casa do Real em Madri. Para o clube espanhol ter duas forças da América do Sul na fundação da associação era interessante.

A ideia é aumentar esse grupo para 20 clubes em 2020. Como revelou o jornal “Financial Times”, o fundo CVC Capital Partners, que tem como especialidade aquisição de marcas e empresas, conversou com Florentino Pérez sobre investir em um torneio de clubes global. Foi aí que a Fifa entrou nas conversas porque também conversa com o CVC para conseguir dinheiro para o seu Mundial de Clubes turbinado com 24 equipes, com oito europeus e seis sul-americanos, a partir de 2021 — a primeira edição será na China.

Para o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a criação da associação mundial de clubes veio a calhar porque pode neutralizar em parte ações da Uefa (União Europeia de Futebol), que se movimenta há alguns anos para a criação da sua liga de clubes do continente que disputaria parceiros comerciais com qualquer iniciativa semelhante da Fifa.

É natural que clubes brasileiros apareçam em breve na associação e a presença do Flamengo em Doha fortaleceu isso. Houve também contato entre cartolas do clube do Rio e Rodolfo D’Onofrio durante a final única da Libertadores, em Lima. A Conmebol, diferente da Fifa, vê um pouco distante essa movimentação no momento porque tem boa relação com a Uefa e tenta ressuscitar a Copa Intercontinental, o confronto entre os campeões da Europa e da América do Sul que foi realizado até 2004, antes da criação do Mundial no formato atual com sete participantes. Hoje, porém, a volta do Intercontinental é vista com desconfiança pelos europeus.

Por: BLOG DO MARCEL RIZZO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here