Jornalista “nova posição” de Everton Ribeiro no Flamengo
- By: Aloizio Pita de Castro Jr
- • 06.05.2021
- Atualizado em 06.05.2021
Everton Ribeiro tem recebido algumas críticas da torcida do Flamengo por não ser tão efetivo ofensivamente. Porém na última terça, o meia voltou a fazer ótima atuação e mostrou aquele Everton que nos acostumamos.
Para algumas pessoas, essa mudança de rendimento se dá a má fase, para outros, o jogador mudou seu posicionamento e liberdade em campo, o que justifica a queda. Para Cahê Mota, setorista rubro negro no Globo Esporte, Everton Ribeiro tem hoje menos liberdade ofensiva que antes.
Segundo análise de Cahê, Everton precisa cumprir uma função tática mais disciplinada. E essa função, acaba deixando o meia com “menos perna” e liberdade para chegar na frente e desenvolver sua parte ofensiva.
“Foram mudanças de posição que afetaram diretamente o agora ex-volante e ex-meia. Não é bem assim. Discretamente e sem muito alarde Everton Ribeiro se viu obrigado a sacrificar o fôlego para ações ofensivas em prol do equilíbrio defensivo”, comentou Cahê, que ainda destacou:
“A equação é simples: por mudança tática, Ribeiro se desgasta mais na parte física e tem menos perna e liberdade para desenvolver a técnica com a bola nos pés. Simples, mas muitas vezes (quase sempre) ignorado. Pois bem, estamos aqui para exemplificar em fatos e fotos. Literalmente.”, Cahê por fim, comentou:
“Sem a eficiência de Willian Arão na cobertura dos laterais como primeiro volante, Ribeiro e Arrascaeta têm exigências defensivas muito maiores fechando o corredor e auxiliando Diego e Gerson. A réplica de que o uruguaio não teve impacto em seu rendimento é óbvia, mas também é óbvio que Filipe Luís oferece menos espaços a serem cobertos do que Isla do outro lado”
Escolha tática de Ceni
Desta forma, ainda para Cahê Mota, no momento que Rogério escolhe Everton Ribeiro como uma peça de recomposição e de ajuda na saída de bola, a parte física fica defasada na parte ofensiva. Mas isso tem sido compensado em diminuição de erros de passe e um rendimento ofensivo que ainda é forte.
Leia também: Mauro Cezar Elogia “Calma” De Pedro Na Reserva Do Flamengo
Veja também: Nação BRB Fla atinge a marca de 500 mil contas