O Flamengo é o atual bicampeão do Brasileirão, e nesta temporada precisará defender sua posição. Não é fácil, poucas vezes na história recente algum clube conseguiu conquistar o torneio nacional por duas temporadas seguidas, por três então, será bem complicado. Mas o elenco do Flamengo segue sendo gabaritado para isso.
A temporada promete ser mais complexa que as anteriores, primeiro pela falta de organização e competência da Confederação Brasileira de futebol, que monta um calendário com rodadas em data Fifa. Os melhores clubes, como o Flamengo, são punidos por fazerem bons trabalhos, com seus jogadores convocados e não podendo entrar em campo pelo clube.
Como se não bastasse, uma ridícula convocação de Pedro e Gerson para a seleção olímpica deixou o Flamengo em situação ainda pior. O clube ainda deverá buscar soluções para estes dois últimos casos.
Mas não é apenas com as seleções que a temporada se mostra mais complexa. Os rivais se reforçaram e montaram elencos mais interessantes.
Grêmio contratou Douglas Costa, que sobra no futebol brasileiro. Ele junto de um elenco que já conseguiu fazer bons trabalhos e Tiago Nunes, pode incomodar. O São Paulo de Hernán Crespo é outra equipe com qualidades, não à toa venceu o Palmeiras na final do estadual de São Paulo. O Internacional, vice campeão de 2020, tem em Miguel Angel Ramírez uma possibilidade de futebol mais bonito e ofensivo. A equipe também buscou se reforçar, como fez com Taison.
O Atlético-MG novamente se reforçou, e desta vez foi cirúrgico, se no ano passado a equipe de Sampaoli precisava de um meia definidor e um atacantes definidor, em 2021 Hulk e Nacho Fernandez foram contratados, e ambos já entregam em campo aquilo que se espera, agora com Cuca como treinador.
Por fim, o Palmeiras de Abel Ferreira que já é um rival à altura nas últimas temporadas, deverá seguir sendo nessa. A equipe que venceu a Libertadores e a Copa do Brasil do ano passado, manteve seu elenco e conta com o retorno de Dudu para incomodar ainda mais.
Diante de tantos adversário com times interessantes, Rogério Ceni tem um grande desafio pela frente. E ele começa hoje, diante do Palmeiras no Maracanã.
Leia também: Flamengo X Palmeiras: Onde Assistir, Escalações E Arbitragem
Veja também: Na Gávea, Flamengo vence o Nova Iguaçu por 3 a 0 pelo Carioca Sub-20