01

Opinião: Elenco do Flamengo é mais forte que o esperado

O Flamengo vivia o temor de ter uma temporada complexa em relação ao seu elenco. Tanto na opinião do torcedor quanto pelo que se diz na imprensa, o Flamengo tem ótimo time titular, mas elenco falho. Porém a realidade tem se mostrado um pouco diferente, até mesmo com algumas opções da base. Alguns jogadores chamam a atenção tanto personalidade quanto pela qualidade. Destaque especial para dois volantes que conseguem compor o meio de campo na marcação e com bom toque de bola. João Gomes e Hugo Moura são ótimas opções da base para o elenco. Diante da LDU, João Gomes foi muito bem, ao lado de Diego, tomou conta na marcação do meio de campo. Foram várias roubadas de bola e antecipações, porém não apenas isso, João se destacou nos dribles curtos, quebrando linhas de marcação, saída de bola de qualidade e até participação direta em construção ofensiva. Pouco antes do segundo gol do Flamengo, João Gomes deu uma linda assistência em profundidade a Bruno Henrique. O jogador acabou falhando ao tentar driblar o goleiro. Mas logo em seguida, João Gomes novamente inicia uma jogada, e com um toque de letra, abriu a marcação no meio para a jogada que terminou sua construção no gol de Bruno Henrique. Hugo Moura  é outro da base, ele tem características pouco diferentes, é mais forte que João Gomes, mais marcador, mas está longe de ter aquela imagem de apenas “destruir” jogadas. Hugo Moura também sabe tocar, e ajudar na saída de bola.

Algumas opções no banco

Apesar de “esquecido” por Rogério Ceni, Noga foi bem em 2020 com a camisa do Flamengo, e poderia ganhar mais chances em 2021. Infelizmente o Carioca não foi bem aproveitado para ele, mas a qualidade já foi demonstrada. Matheuzinho é outro que já poderia ter atuado mais, principalmente diante de um Isla que tem falhado bastante nas partidas. Muniz é outro jogador da base que enquanto esteve em campo, se destacou, mas  para o azar do jogador, a concorrência por ali é complexa, com Pedro e Gabigol.

Jogadores recuperados

Apesar de algumas críticas ao trabalho de Rogério Ceni, é inegável que o elenco do Flamengo ficou mais vasto em 2021 graças a capacidade de recuperar atletas. As atuações de Vitinho e Michael em especial, saltam aos olhos em relação a tudo que os mesmos tinham apresentado no Flamengo até aqui. Vitinho inclusive saiu do meio comum, o jogador fez boas atuações não apenas na ponta, mas também mais pelo meio, como um meia ou meia atacantes. E o jogador deu alguns bons passes, assistências e se movimentou bastante, coisas difíceis de se escutar no jogador. Fica provado, que mesmo instável, Vitinho motivado no futebol brasileiro ainda sobra em relação a muitos outros jogadores. Michael é outro que voltou a jogar bem enquanto o Carioca avançou. Com mais confiança, mais explosão e até tomadas de decisão mais inteligentes, o jogador tem conseguido ser útil ao elenco. Aliás, Michael lidera o ranking de assistências no Flamengo em 2021. São seis no total, sua intensidade e drible curto pela ponta abre a marcação e abre espaços para o centroavante ou meias que chegam de trás. Portanto, Michael pode ter papel muito mais importante do que se desenhava no elenco. Pedro é um caso à parte, o jogador não precisa de maiores comentários, é craque, craque no banco de reservas. Não é à toa que a torcida tem pressionado Ceni por uma alteração tática, encaixando o Pedro no time. Porém, Rogério é muito convicto de suas ideias de escalação, e até aqui tem se saído muito bem em resultados.

Thiago Maia terá trabalho quando retornar

Thiago Maia deverá voltar em Agosto, é mais uma opção de ótima qualidade para a posição. O jogador, além da adaptação aos gramados depois de tantos meses parado, também precisará competir. Hoje, o Flamengo tem Hugo Moura, João Gomes, Gerson, Arão e Diego como opções. O elenco que parecia pequeno, tem se mostrado na realidade muito farto. A exceção talvez seja a zaga, e não pelo número de jogadores, e sim, na verdade, pelo desempenho que vários deles não possuem. Leia também: Para Galhardo, O Flamengo Tem O Futebol Mais Bonito Do País Veja também: Nado artístico rubro-negro participa do Torneio da FARJ de Figuras e Elementos

© Copyright 20 Fla Hoje. Todos os direitos reservados
Website desenvolvido por Azarod