Publicidade

Os 10 maiores artilheiros da história do Flamengo

Publicidade

Você sabe quais são os maiores artilheiros da história do Flamengo?

Na noite de ontem Gabriel Barbosa, ou Gabigol, conseguiu alcançar a marca de Zico como o maior artilheiro do Flamengo na Libertadores. O jogador que ainda possui 24 anos, tem tudo para passar por muito o maior ídolo do Flamengo e estabelecer uma contagem difícil de ser alcançada.

A história de glórias do rubro negro registra muitos outros matadores além de Gabigol. Aliás, se na Libertadores o jogador já figura na liderança do clube, fora dela o caminho será mais longo.

Confira agora os maiores artilheiros da história do Flamengo.

Os números de Gabigol

Publicidade

Antes de mais nada, vamos aos números de Gabigol com a camisa do Flamengo. Aposto que esses causarão certa surpresa. Em 111 jogos, o atacante fez 79 gols e deu 21 assistências.

Ou seja, são no total 100 participações diretas a gol em 111 jogos. É possível dizer que o atacante quando está em campo irá ter participação direta em pelo menos um gol do Flamengo. Isso sem contar toda movimentação e início de jogadas que não entram nestes números.

Se olharmos do escopo dos jogos onde Gabigol começou como titular, fica ainda mais interessante. São 104 jogos que Gabigol fez começando na escalação titular.

Seguindo estes passos e ficando mais alguns anos no clube, Gabigol sem dúvidas estará entre os maiores artilheiros da história do Flamengo.

Os maiores artilheiros da história do Flamengo

Publicidade

Você já deve imaginar a presença de alguns nomes marcantes do Flamengo nesta lista, certo? Zico por exemplo, dá para imaginar essa lista sem ele, impossível!

O meia é  o maior artilheiro da história do clube, e por muito! Mas será que Gabigol está tão distante dos outros jogadores que já vestiram o manto sagrado?

Confira a seguir a lista de maiores artilheiros da história do Flamengo

Zico – 508

Publicidade

Zico está no rol dos maiores jogadores de futebol da história do país. Um dos meias mais artilheiros do futebol mundial, ele fazia de tudo, gol de falta, de cabeça entrando na área, de fora da área, partindo driblando, enfim, Zico é o que hoje podemos chamar de jogador completo.

Mas sua capacidade de passe sempre chamou ainda mais a atenção. O Galinho tinha a capacidade de colocar a bola onde queria em campo.

Seu número de gols como meia é assustador, convenhamos, sem levar em consideração o tempo que ficou fora do Flamengo. Alcançar Zico será uma marca muito difícil.

Dida – 264

Publicidade

Em nove anos de Flamengo, Dida balançou as redes do clube por 264 vezes. Um número muito sólido, principalmente se comparado ao número de partidas jogadas.

Naquela época o calendário não era tão maluco como atualmente, por isso em nove anos Dida fez 358 jogos com a camisa do Flamengo. Ou seja, 264 gols em 358 jogos, um ótimo número.

Zico tinha Dida como seu grande ídolo. Mal sabiam eles que até hoje seriam os maiores artilheiros da história do Flamengo.

Henrique – 214

Publicidade

Com 214 gols, Henrique é o terceiro maior artilheiro da história do Flamengo. O jogador marcou época entre 1954 e 1963, novamente, por nove anos.

Henrique jogou um pouco mais que Dida pelo rubro negro. Foram 402 jogos no total. O jogador também passou por Portuguesa, Atlético Mineiro e Nacional de Montevidéu.

Pirilo e Romário – 204

Publicidade

Temos aqui um empate. A diferença entre um artilheiro e outro é que seu pai provavelmente se lembra de Romário, mas não de Pirilo.

Brincadeiras à parte, Pirilo chegou ao rubro negro em 1939, tem tempo. O jogador ficou até 1948, quando se transferiu para o Botafogo. Mas neste período, foram 204 gols marcados com a camisa do Flamengo.

Já Romário, quando contratado pelo Flamengo nos anos 90, já era conhecido por todo o mundo como um dos principais atacantes do futebol. E ele fez valer a qualidade que tinha. Vencedor dos cariocas de 1996 e 1999 e da Mercosul de 1999, Romário fez os mesmos 204 gols de Pirilo, ficando entre os cinco maiores artilheiros da história do Flamengo.

Jarbas – 154

Publicidade

O número de gols começa a cair um pouco mais aqui. O sexto maior artilheiro do Flamengo fez 153 gols em 380 jogos. Ele era ponta esquerdo e foi contratado pelo rubro negro em 1933.

Oficialmente, Jarbas foi considerado o primeiro negro a jogar com a camisa do Flamengo.

Leônidas da Silva – 153

Publicidade

Leônidas da Silva marcou sua geração não apenas pelos feitos dentro do Flamengo, mas também fora dele. O atacante que chegou em 1938 ao Flamengo ficou conhecido no mundo todo por inventar o gol de bicicleta, que tanto vemos atualmente.

O famoso “Diamante Negro”, ficou tão famoso a ponto de ser ídolo de crianças e em todo país. Aliás, o atacante originou  o nome de um famoso chocolate, vendido até hoje.

Bebeto – 151

Publicidade

Bebeto fez 151 gols com a camisa do Flamengo. Aqui temos um jogador de tempos mais “modernos” do futebol, por assim dizer. Também muito famoso na seleção brasileira, o jogador participou de campanhas vitoriosas, como no mundial de 1994.

Zizinho – 146

Publicidade

Zizinho foi considerado o sucessor de Leônidas da Silva. Digamos que isso era muita responsabilidade na época, mas ele se saiu muito bem, tendo marcado apenas sete gols a menos que seu antecessor.

Zizinho era um meia armador, ele tinha como marca o drible “zigue-zague”, conhecido por jogadas onde o jogador passa entre os beques adversários.

Índio – 142

Publicidade

índio jogou pelo Flamengo por quase oito anos. Sua média de gols pelo rubro negro era de um gol a cada duas partidas. Assim, o atacante marcou 142 vezes com a camisa do Flamengo. Chegando inclusive a Seleção Brasileira.

Conclusão

Publicidade

Como foi possível perceber, Gabigol ainda tem longo caminho pela frente. Com “apenas” 79 gols pelo Flamengo, o atacante ainda precisa marcar 63 vezes se quiser figurar entre os maiores artilheiros da história do Flamengo.

Mais alguns anos de clube podem ajudar.

Leia também: Golaço De Bruno Henrique Pela Libertadores; Assista

Veja também: Mengão vence a LDU por 3 a 2 na altitude de Quito, no Equador

Publicidade
Publicidade

© Copyright 20 Fla Hoje. Todos os direitos reservados
Website desenvolvido por Azarod