Relator da “Lei do Mandante” insere pedido da Rede Globo
- By: Aloizio Pita de Castro Jr
- • 13.07.2021
- Atualizado em 13.07.2021
Os dirigentes dos clubes do futebol brasileiro seguem em reuniões com parlamentares em busca do melhor modelo de acordo para a Lei do Mandante. O deputado Julio Cesar Ribeiro fechou um acordo para o projeto no qual partes do que foi proposto pela Globo, acabou sendo aceito. A emissora entendia que a Lei do Mandante não poderia ser “paralisada”, porém os acordos já assinados deveriam, por lei, ser seguidos.
Portanto, com a adição dessa parte da emenda no texto, a Globo garante direitos de transmissão das competições que já tinha acordos assinados antes, como são de exemplo o Brasileirão e a Copa do Brasil.
“A gente fez o que é, no meu ponto de vista, justo. Os clubes já têm contrato com algumas emissoras e contratos vigentes não podem ser quebrados”, comentou Julio Cesar Ribeiro ao UOL Esporte.
Dessa forma, o efeito imediato dos novos acordos de transmissão não terão maiores efeitos, pelo menos nesse momento. Porém as próximas negociações tendem a ser bastante interessantes para os clubes brasileiros.
- Filipe Luis anota GOLAÇO em treino do Flamengo; assista
- Matheus Cunha bateu roupa no 2 gol de Marrocos, sorte que foi anulado
- EMOCIONANTE: Discurso absurdo de Bruno Henrique antes da vitória do Flamengo sobre o Botafogo
- Sampaoli manda recado a Gabigol após vitória do Flamengo
- Craque: Bruno Henrique manda recado ao Botafogo após comemoração
A Globo comemora o acordo, afinal já tem acertado com os clubes contratos até o fim de 2024. Portanto, o Campeonato Brasileiro da Série A seguirá sob domínio da emissora pelas próximas três temporadas, além da atual. Já na Série B, o domínio seguirá até o fim de 2025.
Fica decidido também que clubes ao subirem de divisão e que não possuem acordos anteriores com a Globo, como é o caso do Athletico, estão livres para negociar seus direitos como mandante dos jogos.
A pauta para a Lei começou a ser debatida hoje (dia 13), mas a sessão foi encerrada, e deverá retornar amanhã (dia 14). O novo formato de contrato é dado pelos dirigentes um grande passo de fortificação da Liga independente, que caminha para ter um início.
Veja também: Flamengo realiza último treino antes da viagem para Argentina