A Nação é demais! Flamengo lidera ranking histórico de público no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo site “Verminosos do futebol” apresentou um fato que todos nós já sabemos: o Flamengo possui a maior média de público do futebol brasileiro. Seja em qual situação o clube estiver, a Nação sempre está lá.

A pesquisa levou em consideração os públicos em todos os campeonatos nacionais desde 1967 até 2019. E nelas, todas as divisões foram analisadas, bem como os públicos de Copa do Brasil. A média do rubro-negro é de 29.159 torcedores pagantes por partida. Ainda segundo a pesquisa, o Flamengo entre 1967 e 2019 disputou 804 partidas em casa, levando mais de 23 milhões de pessoas ao estádio.

A segunda maior torcida do país, como era de se esperar, ficou em segundo no ranking. O Corinthians nesse no mesmo período já citado levou em média 25.842 pagantes ao estádio. Foram 771 partidas disputadas em casa e pouco menos de 20 milhões de corinthianos.

Um resultado surpreendente ficou por conta do Atlético-MG,o terceiro no ranking. Que em média levou 22.917 pessoas ao estádio. Palmeiras e Cruzeiro fecham o G5, em quarto e quinto, respectivamente.

Futuro cada vez mais promissor para o Flamengo

Se mesmo passando por tantos anos de “trevas” o Flamengo conseguiu alcançar tais números, a tendência é por um aumento nos próximos anos. A disparidade de médias provavelmente irá ficar muito maior, e essa conclusão pode ser facilmente tirada analisando o ano de 2019 do clube.

O Flamengo teve em 2019 uma média de 52.500 torcedores no estádio. Com uma equipe competitiva, vencedora e tendo o Maracanã ao seu lado, o clube deve manter essa média pelos próximos anos. E por toda organização que o clube demonstra, é improvável imaginar que as finanças saiam do controle e a situação fique descontrolada, como em tempos passados.

Não é a toa que parte dos torcedores rivais e imprensa demonstram um incômodo com o Flamengo acima do que era visto. Hoje, o Flamengo pode de fato dominar o mercado nacional e deixar rivais com migalhas, e isso sem a tão famosa “cota de TV”, argumento mór de quem não consegue ou quer admitir que a marca Flamengo é gigante por ter uma Nação ao lado. E que hoje, finalmente, é bem gerida.

SRN!

Por: FlaHoje
Aloizio Pita de Castro Jr
Aloizio Pita de Castro Jr
Um grande amante do futebol e principalmente do Flamengo. Redator com grande experiência e trabalhos em outros grandes portais. Hoje estou no Fla hoje.

MAIS LIDOS

Jorge Jesus fala do Flamengo e cutuca FIFA; Assista

O técnico Jorge Jesus teve uma temporada especular no comando do Flamengo no ano passado. O treinador só não ganhou a Copa do Brasil,...

Um Fla inconstante na defesa e ataque, o que esperar do futuro?

Rogério Ceni chegou ao Flamengo após passagem turbulenta de Domenec Torrent no comando. Uma das principais necessidades do Flamengo para o restante da temporada...

Atacante do Fla recebe propostas e pode deixar o clube no fim do ano

O Flamengo possui uma das categorias de base mais promissoras do futebol sul-americano. Com tantos bons atletas a disposição do Rubro-negro, jovens atletas das...

Emocionante: Fla faz linda homenagem a cozinheira; Assista

Uma funcionária do Flamengo está se despedindo do clube após 32 anos no Rubro-negro. Conhecida como Tia Zezé, a cozinheira se despediu do Fla...