O Campeonato Carioca terá mudanças significativas em seu formato no ano de 2021. Isso porque ficou acordado entre os clubes cariocas em uma reunião na tarde de hoje a alteração. Anteriormente a competição era disputada em duas fases, já era a tradição. Porém no ano que vem, a competição terá apenas um turno.

Dessa forma ficou determinado que Cabofriense, Americano, Friburguense, América, Nova Iguaçu e Sampaio Correa irão participar de fase preliminar entre 16 de janeiro e 25 de fevereiro. Assim, será nela que ficará determinado os dois times classificados ao turno único e os quatro que lutarão contra o rebaixamento.

Após isso, o turno único irá ser em pontos corridos. Sendo o primeiro colocado, campeão da Taça Guanabara. Assim, mais do que nunca, o troféu será simbólico. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, disputadas em jogo de ida e volta. Surpreendentemente, a Taça Rio será disputada entre o quinto e oitavo colocados da fase única. Ou seja, as “taças” perdem peso nesse novo formato.

Transmissão ainda indefinida para 2021

Recentemente, SBT e Band demonstraram interesse em transmitir o Campeonato Carioca de 2021. Porém, até o momento, nenhuma das emissoras conseguiram fechar acordo pela transmissão. Assim, o Campeonato Carioca ainda segue os mesmos passos de 2020, sem transmissão após quebra de contrato da Rede Globo.

A Ferj já estudou entrar com processo contra a emissora pelo corte de contrato, ainda sem maiores desdobramentos. O SBT tem investido forte no esporte após conseguir direitos de transmissão de partidas do Flamengo. Com a saída da Globo da Libertadores, a emissora de Sílvio Santos voltou a ser a responsável pelas transmissões. Assim, é de interesse dela expandir ainda mais seu crescimento no esporte. Atualmente, o SBT começou um programa esportivo com Benjamim Back, nas segundas a noite.

A Band que sempre foi uma TV voltada aos esportes, quer voltar a ter essa marca. O Campeonato Carioca poderia ser uma chance para os paulistas, e por isso ela chama a atenção. Além da TV aberta com a própria Band, o Band Sports também ganharia mais representatividade na TV fechada.

Outra emissoras correm por fora, mas na TV aberta essas parecem ser o caminho mais provável para as transmissões.

Leia também: Exame confirma lesão em Diego Alves, que poderá ser desfalque

Veja também: Flamengo vence o Fluminense por 3 a 1 e larga na frente nas quartas de final do Brasileiro Sub-20