Os últimos dois meses foram incrivelmente movimentados no departamento médico do Flamengo. O número de jogadores lesionados impressionou a todos. Desde elenco, até imprensa e torcida. Além das questões médicas, tanto Domenec quanto Rogério, se espantaram negativamente com a condição física dos atletas, muito abaixo do que se espera para jogar a nível competitivo.

Esses fatores podem ter impactado no rendimento da equipe em campo. Assim como não é absurdo dizer que de fato, pode significar uma falha grave de planejamento para a temporada. Afinal, o rubro negro amargou duas eliminações precoces na Libertadores e Copa do Brasil.

Porém, o sofrimento do departamento médico do Flamengo parece estar hoje, bem menor. Com tendência a diminuir ainda mais. A equipe cada vez tem menos lesionados. Com a exceção de Thiago Maia, um caso grave e de fatalidade no meio do futebol, todos os outros estão próximos de estarem aptos. Willian Arão e Diego foram os mais recentes a se lesionar. Mas, já estão em fase de retorno aos gramados. Diego inclusive poderá voltar já na próxima rodada.

Melhora na condição física pode ser percebida em campo

Um dos maiores questionamentos desde o retorno do futebol, ainda com Jorge Jesus, foi a falta de intensidade em campo, característica do time de 2019 e até certa parte de 2020. Entretanto vários problemas podem justificar a queda acentuada. A parada do futebol por conta do surto. O retorno dos campeonatos sem a preparação adequada, o surto de covid dentro do elenco. O alto índice de lesionados após o surto de covid, os convocados. A distância de datas entre a final do estadual no Rio e o início do brasileirão. Enfim, muitas podem ser as justificativas, mas hoje, verifica-se um Flamengo aos poucos, mais intenso.

É bom destacar que no processo de troca de treinadores, Rogério trouxe o seu preparador físico. A mudança pode ter surtido efeito positivo também. Mas é inevitável atribuir tal mudança ao tempo disponível maior.

O Flamengo entra em campo neste domingo, diante do Bahia, no Maracanã. A partida começa às 18h15 (horário de Brasília) com transmissão do Premiere. Para todo Brasil.

Leia também: Cruzamento espetacular de Ramon no time sub-20 leva torcida à loucura

Veja também: Flamengo empata com o Fluminense por 1 a 1 pelo Brasileiro Sub-20