terça-feira, setembro 29, 2020
Início Notícias Datafolha confirma o que todo mundo já sabia: A Nação é (de...

Datafolha confirma o que todo mundo já sabia: A Nação é (de longe) a maior torcida do país

A terça-feira (17) começou com uma notícia que não é bem uma novidade. O instituto Datafolha divulgou pesquisa sobre as torcidas do Brasil e o resultado surpreende um total de zero pessoas: a Nação Rubro-Negra continua sendo, com sobras, a maior do país. Os números apontam que um a cada cinco brasileiros – 20% do país – torce para o Flamengo. Com 210 milhões de habitantes no país, a estimativa é de cerca de 42 milhões rubro-negros.

A pesquisa foi realizada em 175 municípios brasileiros nos dias 29 e 30 de agosto deste ano. Os números mostram um crescimento da Nação em relação ao último levantamento, realizado em janeiro de 2018: o Mais Querido pulou de 18% a 20% do total. Segundo colocado, o Corinthians não teve alteração e tem cerca de 14% da população como torcedora.

Entre os entrevistados que têm time, o Flamengo leva vantagem em quase todas as cores. O Corinthians fica à frente do Rubro-Negro apenas entre os brancos (16% a 13%), mas isso significa um empate técnico, considerando a margem de erro.

Pardos: Flamengo: (23%) e Corinthians (14%)

Brancos: Flamengo (13%) e Corinthians: (16%)

Preta: Flamengo: (24%) e Corinthians: (11%)

Indígena: Flamengo: (28%) e Corinthians: (5%)

No recorte familiar, o Flamengo leva a maior vantagem entre os mais ricos, que recebem dez ou mais salários mínimos. O Rubro-Negro tem 24% dos torcedores contra 10% do Corinthians.

No que se refere às cinco regiões do Brasil, o Flamengo predomina em três. No Norte (39%), no Centro-Oeste (28%) e no Nordeste (27%). No Sudeste, há um empate técnico com o Corinthians, que aparece na frente, mas dentro do percentual da margem de erro.

É a primeira vez, desde 2012, que o Flamengo lidera com números maiores do que a margem de erro. Na época, a pesquisa registrou empate entre as duas torcidas, com 16% cada.

O Flamengo é o atual líder do Campeonato Brasileiro e tem a maior média de público da competição. O próximo desafio do Mais Querido é no sábado (21), às 17h (horário de Brasília), contra o Cruzeiro, no Mineirão.

Por: Coluna do Fla

MAIS LIDOS

Grupo City fica perto de contratar Lincoln

O Fla hoje possui uma das bases mais promissoras do futebol sul-americano. Ao longo dos últimos anos, vários atletas de muita qualidade técnica foram negociados...

Agente se revolta e não descarta a saída de Lincoln

O Flamengo mediu forças diante do Palmeiras, na tarde deste domingo, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O time Rubro-negro foi a campo com...

Segundo Fábio Sormani, Flamengo usou de “laranja” para se beneficiar

Na tarde desta segunda-feira, o grande e responsável jornalista Fábio Sormani soltou mais uma daqueles declarações complicadas de se ingerir numa rede de televisão....

Presidente do Sport admite interesse em contratar atacante do Flamengo

O Flamengo possui uma das bases mais qualificados do futebol sul-americano. O Rubro-negro se acostumou a fazer grandes negócios com o mercado da Europa,...