01
  • Início
  • Coluna
  • Flamengo
  • Final da Libertadores 2021 e Sul-Americana são mudadas, saiba por que a Conmebol fez essa escolha

Final da Libertadores 2021 e Sul-Americana são mudadas, saiba por que a Conmebol fez essa escolha

A Conmebol decidiu otimizar o funcionamento das finais do Libertadores e da Sul-América que serão disputadas em Centenário, Montevidéu, e encurtar o intervalo entre as decisões de 14 dias para 7 dias. Seu objetivo é promover o trabalho das empresas terceirizadas contratadas para a organização dos jogos e reduzir os custos de manutenção e administração do estádio nesse período.

A final do Libertadores agora será no dia 27 de novembro, e a sul-americana será no dia 20, há uma semana. Inicialmente, a Libertadores joga no dia 20, enquanto a seleção sul-americana joga no dia 6, há duas semanas. Ambos os jogos têm finais únicas desde 2019, mas esta será a primeira vez que dois eventos serão realizados no mesmo estádio.

Foto: Getty Images

Já em 2019, tudo ocorreu normalmente em Lima, no Peru, tendo a Libertadores em Assunção; no Paraguai, a Sul-Americana. Olhando para 2020, que na verdade foram realizados em 2021, por causa do adiamento provocado pela pandemia da Covid-19; teve o Maracanã, no Rio, recebeu a Libertadores e o Mario Kempes, em Córdoba (ARG), a Sul-Americana.

Para 2021, a Conmebol abriu um processo polêmico. Inicialmente, Montevidéu não era candidato aos dois jogos. A capital uruguaia reivindicou a decisão da Libertadores em 2022. Mas o governo uruguaio prometeu ter espectadores no estádio em novembro, durante a pandemia; fez assim, que a confederação escolhesse logo de cara o Centenário.

O retorno que a direção da Conmebol tem do governo uruguaio é de que é possível que o estádio possa receber entre 70 e 80% de sua capacidade em novembro, o que seriam mais de 40 mil pessoas presentes.

Recentemente, a Conmebol liberou que os jogos de suas competições de clubes voltem a ter torcida, mas depende do aval de cada governo. Para novembro, a Conmebol pretende realizar eventos de seus patrocinadores em Montevidéu no espaço de 14 dias em que as duas finais ocorrerão, algo que não pôde acontecer em 2020/2021 por causa da pandemia.

Haverá cota fixa de ingressos para os times finalistas, mas provavelmente com pré-requisitos para viagem e entrada no estádio, como estar totalmente vacinado contra a covid-19, duas ou uma doses, a depender do laboratório, ou com teste RT-PCR negativo.


© Copyright 20 Fla Hoje. Todos os direitos reservados
Website desenvolvido por Azarod