O Flamengo é o maior vencedor do futebol brasileiro nos últimos anos, tendo conquistado Libertadores e Copa do Brasil na última temporada. Para 2023, o clube manteve a base vencedora e chega forte mais uma vez. Além disso, a equipe carioca realizou contratações de peso, o que o faz ser o oitavo time que mais gastou desde a virada do ano.
Em ranking que considera todos os times do mundo, o Flamengo mostra que possui grande poder de investimento ao se colocar na oitava colocação da lista. O rubro-negro só não gastou mais em 2022 do que os ingleses (Chelsea, Arsenal, Liverpool, Leeds United, Aston Villa e Bournemouth), e o mexicano Tigres. O time do Rio de Janeiro está a frente de Benfica e Nottingham Forest.
Times que mais gastaram no mercado da bola em 2022
1 – Chelsea (ING): 178,5 milhões de euros
2 – Arsenal (ING): 49 milhões de euros
3 – Liverpool (ING): 42 milhões de euros
4 – Leeds United (ING): 40 milhões de euros
5 – Aston Villa (ING): 30,1 milhões de euros
6 – Bournemouth (ING): 22,5 milhões de euros
7 – Tigres (MEX): 22,3 milhões de euros
8 – Flamengo (BRA): 22 milhões de euros
9 – Benfica (POR): 21 milhões de euros
10 – Nottingham Forest (ING): 20 milhões de euros
Como a contratação do goleiro Agustín Rossi, do Boca Juniors (ARG), foi gratuita, visto que o jogador não quis renovar com os argentinos, o valor dos gastos do Flamengo foram pelas contratações de Gerson e Ayrton Lucas. 15 milhões de euros foram para tirar o volante do Olympique de Marselha (FRA), o restante, foi utilizado para realizar a contratação definitiva do lateral-esquerdo, que estava emprestado.
A contratação mais cara do Flamengo nesta temporada foi Gerson. O jogador custou mais de R$ 100 milhões aos cofres do Rubro-negro. O goleiro Rossi chegou no Fla após um acordo com o pagamento de luvar e salário.