Flamengo é o time com mais títulos nacionais no Brasil

Horas depois de faturar a segunda Libertadores da América de sua história, o Flamengo conquistou também o Campeonato Brasileiro no último domingo. E com o troféu, o clube rubro-negro ultrapassou dois rivais no ranking de títulos nacionais.

Agora, a equipe carioca soma 11 conquistas neste quesito, ultrapassando Corinthians e Cruzeiro, que têm 10 cada. São sete Campeonatos Brasileiros (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019), três Copas do Brasil (1990, 2006 e 2013) e uma Copa dos Campeões do Brasil (2001) para os rubro-negros.

Na conta, foi considerado que o título brasileiro de 1987 é tanto do Sport como do Flamengo. Naquele controverso ano, a CBF anunciou que não tinha condições de realizar o Campeonato Brasileiro. Formou-se então o Clube dos 13, por meio do qual os grandes do Brasil realizaram seu próprio torneio, a Copa União.

Pôster do Flamengo campeão Brasileiro 2019 – Foto: Alexandre Vidal

Tal torneio, entretanto, não incluiu todos os clubes que teriam direito à primeira divisão. A CBF reagiu e organizou outro torneio com as equipes que ficaram de fora, ordenando um cruzamento entre os campeões dos dois “módulos”.

O Flamengo, campeão da Copa União, se recusou a participar do cruzamento. O Sport venceu a disputa organizada pela CBF.

Após 30 anos de imbróglio sobre a questão, o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu, em 2017, que a equipe pernambucana é a detentora do título. A ESPN Brasil considera ambos campões daquele ano.

A conta considera ainda a Copa dos Campeões da CBF, que foi realizada entre 2000 e 2002 com objetivo de determinar a última vaga brasileira na Libertadores. Participavam os campeões carioca, paulista, do Rio-São Paulo, da Copa do Nordeste e finalistas da Copa Sul-Minas, entre outros clubes.

Por: Coluna do Fla

O FlaHoje é um portal eletrônico de notícias voltado exclusivamente os torcedores do Flamengo. Nosso objetivo é mostrar as principais notícias com qualidade, rapidez e imparcialidade, focando notícias do nosso time favorito, o Rubro-Negro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.