Libertadores: Garantido na decisão, relembre quantas vezes o Flamengo chegou à final continental

0

Flamengo: Desde 2019, quando se iniciou uma de suas eras mais vencedoras, tendo conquistado Libertadores e Brasileirão, o Flamengo segue conquistando títulos importantes. Após um ano de 2021 atípico, onde não ganhou troféus, na atual temporada a equipe vem mostrando sua força e já está garantido em duas finais (contra Corinthians na Copa do Brasil e Athletico-PR no continental).

Com uma campanha quase perfeita, que o faz chegar de forma invicta a decisão, o Flamengo decide a Libertadores pela segunda vez seguida. O que também chama a atenção é o fato do clube ter chegado a final pela terceira vez nos últimos quatro anos. Na história, é a quarta vez que o time do Rio de Janeiro disputa a final da taça mais importante do continente.

1981 – Campeão

Campeão do Brasileirão em 1980, o Flamengo disputou a Libertadores pela primeira vez em 1981 e foi campeão logo em sua estreia na competição. O time, que contava com a ‘Geração Zico’, disputou a final contra Cobreloa, do Chile, e venceu por 2 a 0 após os dois primeiros jogos terem terminado empatados no placar agregado (2 a 2). Na época, caso houvesse igualdade no placar, o título seria decidido em um terceiro duelo.

2019 – Campeão

Já no início da atual era vencedora, em 2019 o Flamengo chegou a final mais uma vez e derrotou o poderoso River Plate (ARG) na final, de virada por 2 a 1. Os dois gols foram marcados por Gabigol já nos minutos finais. Naquele ano, o comandante era Jorge Jesus que, para muitos, está entre os principais treinadores da história rubro-negra.

2021 – Vice

Apesar de não apresentar um futebol no nível do que foi apresentado em 2019, o Flamengo chegou a final em 2021 e encarou o Palmeiras na decisão. Na prorrogação, Andreas Pereira cometeu falha grave e entregou a bola para o atacante do time paulista marcar. Sem o título continental, a equipe, então comandada por Renato Gaúcho, terminou o ano sem nenhum título importante.

2022

Na atual temporada, o Flamengo viveu maus momentos enquanto esteve com Paulo Sousa no comando. No entanto, a equipe mudou drasticamente após a chegada de Dorival Júnior. Com o novo treinador, o time voltou a encantar e chegou a final da Libertadores de forma invicta. Na decisão, o rubro-negro encara o Athletico-PR de Felipão no dia 29 de outubro.

Artigo anteriorLibertadores: Relembre as maiores viradas da história da maior competição do continente
Próximo artigoConfira as seis maiores goleadas do Flamengo na história
Um amante do futebol. Mais um escritor com paixão por acompanhar o futebol de todo o Brasil e do mundo. Com trabalhos em outros portais, estou colaborando com o Fla Hoje nesse grande projeto.