Libertadores: Garantido na decisão, relembre quantas vezes o Flamengo chegou à final continental

5 Jogos Marcantes de Jorge Jesus no Flamengo

Flamengo: Desde 2019, quando se iniciou uma de suas eras mais vencedoras, tendo conquistado Libertadores e Brasileirão, o Flamengo segue conquistando títulos importantes. Após um ano de 2021 atípico, onde não ganhou troféus, na atual temporada a equipe vem mostrando sua força e já está garantido em duas finais (contra Corinthians na Copa do Brasil e Athletico-PR no continental).

Com uma campanha quase perfeita, que o faz chegar de forma invicta a decisão, o Flamengo decide a Libertadores pela segunda vez seguida. O que também chama a atenção é o fato do clube ter chegado a final pela terceira vez nos últimos quatro anos. Na história, é a quarta vez que o time do Rio de Janeiro disputa a final da taça mais importante do continente.

1981 – Campeão

Campeão do Brasileirão em 1980, o Flamengo disputou a Libertadores pela primeira vez em 1981 e foi campeão logo em sua estreia na competição. O time, que contava com a ‘Geração Zico’, disputou a final contra Cobreloa, do Chile, e venceu por 2 a 0 após os dois primeiros jogos terem terminado empatados no placar agregado (2 a 2). Na época, caso houvesse igualdade no placar, o título seria decidido em um terceiro duelo.

2019 – Campeão

Já no início da atual era vencedora, em 2019 o Flamengo chegou a final mais uma vez e derrotou o poderoso River Plate (ARG) na final, de virada por 2 a 1. Os dois gols foram marcados por Gabigol já nos minutos finais. Naquele ano, o comandante era Jorge Jesus que, para muitos, está entre os principais treinadores da história rubro-negra.

2021 – Vice

Apesar de não apresentar um futebol no nível do que foi apresentado em 2019, o Flamengo chegou a final em 2021 e encarou o Palmeiras na decisão. Na prorrogação, Andreas Pereira cometeu falha grave e entregou a bola para o atacante do time paulista marcar. Sem o título continental, a equipe, então comandada por Renato Gaúcho, terminou o ano sem nenhum título importante.

2022

Na atual temporada, o Flamengo viveu maus momentos enquanto esteve com Paulo Sousa no comando. No entanto, a equipe mudou drasticamente após a chegada de Dorival Júnior. Com o novo treinador, o time voltou a encantar e chegou a final da Libertadores de forma invicta. Na decisão, o rubro-negro encara o Athletico-PR de Felipão no dia 29 de outubro.

Avatar of Romário Carvalho
Um amante do futebol. Mais um escritor com paixão por acompanhar o futebol de todo o Brasil e do mundo. Com trabalhos em outros portais, estou colaborando com o Fla Hoje nesse grande projeto.