Muito criticado nas gestões dos treinadores anteriores, o sistema defensivo do Flamengo melhorou consideravelmente após a chegada de Renato Gaúcho. Na noite desta quarta-feira (15), o time carioca enfrenta o Grêmio pelo duelo de volta da Copa do Brasil e defende uma vantagem de 4 a 0, construída no jogo de ida. Caso avance para a próxima fase, o rubro-negro terá conseguido esse feito sem tomar sequer um gol na competição.
- Palmeiras contrata ex-Flamengo por R$ 6 milhões
- Mauro Cezar critica Landim por barrar reportagem do UOL
- Flamengo desiste de contratar Ângelo
- Kenedy, ex-Flamengo, pode jogar em rival carioca
- Matheus Gonçalves anota GOLAÇO em vitória do Flamengo no sub-20
Cabe ressaltar, que o Flamengo, assim como os outros clubes que estavam na Copa Libertadores da América, entrou no torneio apenas na terceira fase e, de lá pra cá, o rubro-negro jogou cinco partidas e marcou 14 gols. No entanto, o que mais chama atenção é o fato de que o time carioca é o único time que ainda não sofreu nenhum gol até o momento, e pode chegar a fase semifinal sem ser vazado.
O setor defensivo do Flamengo vinha sendo bastante criticado principalmente nas gestões de Domènec Torrent e Rogério Ceni. Desde a saída de Pablo Marí no início de 2020, a defesa do rubro-negro vinha apresentando instabilidades, inclusive, esse foi o principal ponto que ocasionou a demissão de Torrent e Ceni.
Com a chegada de Renato Gaúcho ao time, o Flamengo obteve uma evolução notória tanto na parte ofensiva quanto na defensiva. Em 15 jogos disputados, o Flamengo sofreu 11 gols, sendo que quatro destes aconteceram em uma única partida, na goleada do Internacional por 4 a 0. Além disso, os comandados de Renato balançaram ás redes 48 vezes neste período.
Apesar da evolução do esquema defensivo do Flamengo após a chegada de Renato gaúcho ao time, o rubro-negro trouxe o experiente zagueiro David Luiz para compor o setor. Com a recuperação de Rodrigo Caio na fase final, os torcedores do clube carioca esperam que a dupla de zaga seja formada por eles.