O Flamengo chegará à última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores no primeiro lugar do Grupo D, mas ainda sem ter carimbado sua passagem às oitavas de final da competição. Contra o Peñarol-URU, fora de casa, os comandados de Abel Braga terão uma última oportunidade de se garantir nos mata-matas.
No caso de uma vitória rubro-negra em Montevidéu, naturalmente, a classificação no grupo fica garantida, assim como a primeira colocação da chave. O triunfo deixaria o time da Gávea com 12 pontos, quatro vitórias e duas derrotas.
Um empate é o mínimo que o Flamengo precisa fazer para sair do Uruguai com a classificação. Assim, as duas equipes chegariam a 10 pontos, com o Rubro-Negro em primeiro. Caso a LDU derrote o San José-BOL, em casa, ultrapassaria os uruguaios e deixaria o Fla em primeiro, pelo saldo de gols. Para que os equatorianos terminem em primeiro, com os brasileiros em segundo, será necessário que tirem seis gols de saldo.
Caso o Flamengo perca novamente fora de casa e iguale a campanha de 2017, com três vitórias e três derrotas, o Peñarol se garante no primeiro lugar e o Rubro-Negro passa a depender da LDU. Vitória equatoriana elimina o time carioca, enquanto qualquer outro resultado deixa o Fla em segundo lugar, ainda na zona de classificação.
Antes do duelo final na Libertadores, no entanto, o Flamengo foca suas atenções na estreia do Campeonato Brasileiro de 2019, contra o Cruzeiro, no próximo sábado (27). O duelo, que será realizado no Maracanã, marcará também a despedida do ídolo Juan, que vai se aposentar dos gramados aos 40 anos de idade. A partida está marcada para as 21h (horário de Brasília).
Por: Coluna do Fla