O Flamengo a cada dia entende mais a importância de valorizar a base. Muito da receita do clube nos últimos anos se dá por conta de grandes vendas. Para se ter idéia, o Flamengo faturou nos últimos anos pouco mais de meio bilhão em vendas de jovens.
É justamente por ter uma base tão vencedora e que por seu histórico recente, desperta interesse dos europeus quando se deparam com um jovem de qualidade.
Assim, o Flamengo renovou o contrato de seu jovem lateral da base Caio Roque. Ele irá completar 18 anos nos próximos dias. Seu vínculo com o Flamengo vai até dezembro de 2024 e sua cláusula de rescisão chega a 348 milhões de reais. É bem verdade que esses valores acabam sendo ilusórios já que na maioria dos casos, se vende bem abaixo disso. Porém é uma proteção para o clube e uma valorização importante para o jovem.
Em pouco tempo de clube Caio já venceu dois estaduais, um mundial, uma libertadores e um campeonato brasileiro, ambos os títulos em sua categoria.
Caio não é o único jogador da base a ter multa astronômica. Lázaro, destaque do time na base e também na seleção da categoria, possui multa de 365 milhões de reais, ele encabeça a lista dos jovens valiosos rubro-negro.
O Flamengo possui hoje uma receita de se invejar, mas é totalmente inegável que revelar e vender jogadores da base é ainda um aditivo necessário e que todo clube de um mercado como o brasileiro, deve investir. E o sucesso de jovens já vendidos para a Europa aumenta ainda mais o “incentivo” do europeu em investir num jovem formado no Ninho.