O Flamengo se garantiu nas finais da Libertadores da América e da Copa do Brasil, deixando a equipe com mais tempo para buscar uma aproximação do líder do Brasileirão, no entanto, não é o que temos visto. Dorival Júnior vem encontrando dificuldades para manter o nível que vinha sendo apresentado, o que resultou em uma sequência de quatro jogos sem vencer. Inclusive, caso não vença a próxima partida, atingirá feito negativo que ocorreu pela última vez em 2015.
Com o revés sofrido contra o Fortaleza na última partida, por 3 a 2, o Flamengo acumulou quatro partidas sem vencer pelo Brasileirão. Caso não consiga superar o Bragantino na próxima rodada, o rubro-negro igualará a marca de 2015, quando passou cinco jogos sem saber o que é vencer pela competição nacional, gerando até a demissão do então treinador Vanderlei Luxenburgo.
O Flamengo venceu pelo Brasileirão pela última vez no dia 28 de agosto, quando venceu o clássico diante do Botafogo pelo placar de 1 a 0 em pleno Engenhão. Depois disso, foram dois empates (contra Goiás e Ceará), e duas derrotas (uma para o rival Fluminense e outra para o Fortaleza). A sequência de maus resultados também serviu para distanciar o mais querido da liderança, agora, a diferença para o Palmeiras é de 15 pontos.
Na última partida, vale lembrar, o Flamengo entrou com uma equipe praticamente toda reserva, já que, além dos desfalques por lesão e suspensão, não estiveram a disposição do treinador: Pedro, Arrascaeta, Erick Pulgar, Arturo Vidal e Everton Ribeiro, todos servindo suas respectivas seleções na Data Fifa. A partida contra o Bragantino está marcada para este sábado, a partir das 19h00 (horário de Brasília).