quinta-feira, outubro 1, 2020
Início Notícias Luiz Gomes: “O dia do Fico. Ou do Fui… O futuro de...

Luiz Gomes: “O dia do Fico. Ou do Fui… O futuro de Rueda e do Flamengo”.

Esta segunda-feira, na reapresentação do Flamengo para a temporada 2018, os jogadores não serão o centro das atenções. Nem poderia, já que nenhum reforço de peso chegou ao Ninho do Urubu neste início de ano. Os holofotes estarão voltados, sim, para Reinaldo Rueda. Todo o planejamento do Rubro-Negro estará em jogo. Será, espera-se, o dia em que o treinador quebrará o incômodo silêncio e, enfim, anunciará seu futuro, se fica ou dá adeus ao clube para assumir a seleção do Chile.

Desde o ano passado, quando começaram as especulações, especialmente na imprensa chilena, sobre as negociações de Rueda com a federação local, foi espantosa a passividade da diretoria do Flamengo em relação ao comportamento do seu treinador. Mesmo com os rumores crescentes de sua saída – os jornais andinos chegaram a anunciar o quanto ele receberia, o tempo de duração do contrato e as metas que ele teria à frente dos bicampeões sul-americanos – o discurso na Gávea continuou a ser, durante todo o tempo, o da espera. Mas esperar o que?
Rueda tem todo direito de decidir o que acha melhor para a sua vida. É um profissional respeitado, com títulos conquistados e trabalhos bem sucedidos na maioria dos lugares por onde passou. Mas, desde meados da temporada passada, é funcionário do Flamengo. E, nesta condição, prioritariamente deve explicações ao clube. Seu silêncio em todo esse período foi injustificável. E acima de tudo antiético. Ele tinha de ter se pronunciado, de alguma forma, procurado os dirigentes rubro-negros para ao menos, confirmar ou não se as conversações com os chilenos eram ou não verdadeiras.
A diretoria do Flamengo, cobrada dentro do clube e pela torcida, falou após o réveillon que o colombiano, de férias em seu país, ao lado da mãe doente, estava incomunicável. Mas seu telefone, ao que parece, só ficou mudo para ligações vindas do Brasil. Pois, durante todo o tempo que durou o imbróglio, se faltaram informações na Gávea, sobraram na mídia chilena. Esta semana, o jornal “La Tercera” garantiu que o acerto estava por detalhes. Segundo a publicação, a federação se aproximou dos 3,5 milhões de dólares anuais (R$ 11,5 milhões) pedidos pelo técnico e concordou em pagar a multa rescisória de 325 mil dólares que o Rubro-Negro carioca teria direito a receber.
Este, aliás, é outro ponto nebuloso desta história. A multa rescisória pela quebra de contrato de Rueda com o Flamengo – uma informação que jamais foi desmentida pela diretoria -, caiu, com a virada do ano, de 1 milhão de dólares para os tais 325 mil dólares, uma diferença em torno de R$ 2 milhões. Ou seja, além da ameaça de perder Rueda o Rubro-Negro corre o risco de perder dinheiro. É inexplicável que o clube tenha firmado um contrato como esse, com uma cláusula que facilita a saída e a vida de quem pretende contratar o treinador, exatamente no momento em que começaria a mostrar a que veio, participando do planejamento de toda a temporada – já que pegou o bonde andando em 2017 – e imprimindo de fato seus métodos de comando e suas preferências táticas. É claramente uma atitude de lesa clube. Deveria ser exatamente o oposto, aumentando-se a proteção ao treinador, para dar mais tranquilidade ao trabalho.
Qualquer que seja a resposta de Rueda nesta segunda, a relação entre o treinador e o clube sai arranhada, vai precisar passar por reparos. Se o treinador anunciar sua saída, o Flamengo, com a passividade de sua diretoria, terá feito papel de bobo. Terá desperdiçado um tempo que, em uma temporada apertada como essa, e com uma Libertadores outra vez pela frente, pode custar caro demais lá na frente. Mas, ainda que o fim do mistério seja a sua permanência na Gávea, Rueda terá, com seu silencio, perdido pontos, conquistado a antipatia e, mais do que isso, a desconfiança de parte dos rubro-negros. O que, na prática, significa menor tolerância com erros e maus resultados. A responsabilidade aumentou e o peso nas costas do colombiano será maior a partir desta segunda-feira na Gávea.
Reprodução: Lancenet

MAIS LIDOS

Jogador do Del Valle vê resultado injusto

A vitória do Flamengo sobre o Independiente del Valle, por 4 a 0, nesta quarta-feira, fez com que o Rubro-negro desse um salto na...

Lincoln brilha em partida que poderá ter sido a última pelo Fla

Diante de tantos desfalques, surgiu para Lincoln algumas novas oportunidades de aparecer no elenco. O jogador ainda possui 19 anos, é um jovem em...

Grata surpresa: Flamengo tem elenco maior do que imaginava

O cenário nos últimos dias era caótico, o Flamengo simplesmente não tinha time para entrar em campo. Ou será que tinha? Bem, a realidade...

Jordi Guerrero recebe eleogios da torcida: ”Fica”

A vitória do Flamengo por 4 a 0 foi muito comemorada pelos torcedores nas redes sociais. Com o resultado, o Fla se garantiu nas...