O ano de 2020 pode ser dividido em duas partes para a torcida do Flamengo. Na primeira, o clube recém campeão das Américas entrou o ano vencendo Carioca, Supercopa do Brasil e Recopa Sulamericana. A expectativa era a melhor possível, porém, com a chegada do surto de covid e o meio da temporada, vieram as baixas. Jorge Jesus foi embora e Rafinha para o futebol grego. Assim, o retorno do time pelo brasileirão foi melancólico com Domenec. O time desde então viveu de altos e baixos.

Vieram duas eliminação precoces e pesadas na Copa do Brasil e na Libertadores. O impacto financeiro foi grande, mas o esportivo foi ainda maior. Mas afinal, o que poderemos esperar para o novo ano que se inicia?

Investimento menor com reforços

O Flamengo deverá nesse ano de 2021 dar prioridade em contratações baratas. Jogadores livres de contrato, empréstimos ou boas oportunidades de mercado, esse deverá ser o perfil da diretoria. O orçamento do clube prevê 164 milhões de reais em vendas de atletas, então além da busca mais “humilde” em contratações, o clube precisará fazer caixa. Jogadores da base poderão ser usados em negociações, além de jogadores do profissional pouco aproveitados.

2021 é ano de eleição

A política, sempre “quente” no Flamengo, esse ano terá mais motivos para se aquecer. É ano de eleição com a oposição definindo estratégias para ganhar a cadeira na presidência, e a situação, obviamente, se organizando também, para a manter. Dessa forma, o clima interno provavelmente será mais tenso que em anos anteriores.

Estadual com jogadores de base

O Carioca 2021 começa em fevereiro, poucos dias após o término do Campeonato Brasileiro de 2020. Com um calendário tão apertado, o Flamengo mais uma vez irá começar sua temporada com jogadores da base. Assim, Rogério deverá por exemplo, dar oportunidades a jogadores que ele vê com grande potencial, como Yuri César, Hugo Moura, Ronaldo, João Gomes, entre outros.

Ceni precisando se provar no Brasileirão

O Brasileirão chega na sua fase final agora, no início de 2021. Com uma vantagem considerável para o São Paulo, Rogério precisará vencer, mas além disso, fazer o time jogar bem. Se o treinador quiser ter vida mais tranquila com a torcida e com a política do Flamengo em ano de eleição, precisará então mostrar valor.

Leia também: Fluminense deverá vir completo para o clássico; confira

Veja também: Flamengo vence o Fluminense por 3 a 1 e larga na frente nas quartas de final do Brasileiro Sub-20