Skip to main content
Publicidade

Opinião: Transmissão de partida do Flamengo irrita pela desinformação

Opinião: Transmissão de partida do Flamengo irrita pela desinformação


A partida de ontem do Flamengo diante do Internacional foi “premiada” com comentários um tanto quanto estranhos da dupla de comentaristas da emissora que detém os direitos de transmissão. E foi praticamente impossível não perceber que algo ali soava mal. Os comentários e críticas em rede social foram vários, e não é difícil perceber o motivo. Vamos por partes.

ads

Um dos pontos citados por um comentarista da Globo, foi que o Flamengo deveria “quebrar a bola” para Pedro, mas não o fez porque o novo estilo implantado por Dome, quase que proíbe os atletas de fazer isso (a interpretação que se passa pela frase do mesmo nos leva a isso). Mas…de onde ele tirou isso? Por acaso ele treina com os jogadores do Flamengo e não sabemos?

O comentarista mostra uma total falta de conhecimento de Flamengo, ou, uma total falta de bom senso. O Flamengo não é o time do toque de bola com Dome, ele SEMPRE foi o time do toque de bola, com Jesus e até com Abel. O Flamengo sempre buscou a saída de bola com passes, construída, e isso em alguns momentos pode ter seu preço, preço esse que o Flamengo está disposto a pagar.

ads

No ano de 2019, o Flamengo de Jesus tinha na saída de bola Arão entrando entre os zagueiros, Marí abrindo mais para a esquerda, Rodrigo Caio para a direita, os laterais como alas, as vezes entrando pelo meio e Gérson puxando de trás. Ontem o Flamengo tinha exatamente a mesma estrutura, Arão entre os zagueiros, Gustavo de um lado e Natan do outro, laterais como alas e Thiago Maia fazendo a do Gérson. A mesmíssima coisa. De onde o comentarista tirou esse comentário?

Dome é sempre o “alvo”

O momento mais bizarro da transmissão se deu no segundo gol do Inter, onde novamente o comentarista diz ser culpa do treinador, jogador errar passes de forma patética como Gustavo Henrique fez. Gustavo tinha três opções de passe livres na saída que entregou aos pés de Thiago Galhardo, três!

ads

Mas a sensação que temos, é que o comentarista precisava direcionar sempre as críticas ao treinador, mesmo em falhas totalmente individuais. E para que? Não é a primeira vez…

O fato é que o jogo, por completo, apresentou um cenário diferente do que o comentarista da Globo viu. Foi graças a saída de bola do Flamengo, sem chutão, que o time construiu seu primeiro gol, saindo do campo de defesa tocando, quebrando a primeira linha de marcação do Inter e chegando ao gol com Pedro. Não é novidade o Flamengo fazer isso, mas você não verá elogios, não do comentarista da transmissão.

O segundo gol do Flamengo saiu de uma jogada construída toda por Gérson na ponta esquerda, na qual, apesar de ter ido mal ontem, já tinha ido bem em outras partidas e era uma opção válida, totalmente diferente do “absurdo” que a transmissão nos tentava levar a crer.

Por fim, mas não menos importante, tivemos um pênalti escandaloso de Moledo dentro da área, com os braços abertos a bola o toca, nada marcado pelo árbitro, nenhuma revisão no VAR e incrivelmente, nenhuma repetição da transmissão. Curiosamente, a emissora se preocupou mais em reprisar mil vezes um erro de lateral ao fim do jogo do que um possível pênalti. Coisa da transmissão de ontem…

O jogo posicional

Aparentemente os comentaristas não gostam muito do jogo posicional. Acho meio que absurdo isso, afinal ninguém na transmissão sabia o que era jogo posicional…não pelos comentários que fazem. Eles não fazem sentido algum na verdade.

Primeiro o jogo posicional impõe obrigatoriamente sair pelo chão…(?)

Depois o jogo posicional “prende” os jogadores em uma posição fixa…(?)

Um amontoado de informações que não informam, pois estão erradas. Os comentaristas deveriam, como todo bom profissional, estudar antes quando são apresentados a um tema que não conhecem. Vitinho flutuando entre quatro posições em campo, Gérson fazendo 4 funções no meio, Everton Ribeiro saindo de uma ponta pra outra…isso é fixo?

É claro que existe um movimento a ser seguido pelo jogo de posição…mas ele não é necessariamente fixo. Novamente, não sei de onde tiraram isso.

O fato é que os dois times que lideram o brasileiro hoje jogam jogo posicional…opa, sim, o Inter joga posicional, sabia? Provavelmente não, afinal as críticas que vemos de um lado, não vemos para o outro. Estranho.

Leia também: Inter vai dispa… Gol do Flamengo; veja a reação de jornalistas

Veja também: Com gol no fim, Flamengo empata com o Internacional por 2 a 2 em jogo eletrizante

 

 

O FlaHoje é um portal eletrônico de notícias voltado exclusivamente os torcedores do Flamengo. Nosso objetivo é mostrar as principais notícias com qualidade, rapidez e imparcialidade, focando notícias do nosso time favorito, o Rubro-Negro.