Ceni, Renato ou Paulo Sousa? Veja quem teve melhor desempenho nos primeiros 31 jogos no Flamengo
- By: Romário Carvalho
- • 07.06.2022
- Atualizado em 07.06.2022
Apesar da enorme pressão, estatísticas mostram que Paulo Sousa tem aproveitamento semelhante ao dos dois últimos técnicos
Depois de engatar uma sequência de quatro vitórias seguidas, o técnico Paulo Sousa viu a pressão sobre seu trabalho no Flamengo diminuir. Porém, após a derrota em pleno Maracanã para o Fortaleza na última partida, por 2 a 1, a situação do treinador português ficou complicada.
Paulo Sousa vive pressionado desde que chegou ao Flamengo. No entanto, o desempenho do português a frente do rubro-negro quando se compara com os últimos dois treinadores, Rogério Ceni e Renato Gaúcho, não é tão ruim.

Dos três técnicos, quem teve os melhores números nas primeiras 31 partidas a frente do Flamengo foi Renato Gaúcho. Portaluppi conquistou 21 vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas. O treinador ainda se destaca na média de gols sofridos e marcados.
Paulo Sousa tem um aproveitamento melhor que Rogério Ceni (68%), conquistou mais vitórias e sofreu menos derrotas. Em relação a média de gols marcado e sofridos, o português também leva uma leve vantagem.
Veja os números dos treinadores após 31 jogos
Renato Gaúcho (74% de aproveitamento):
21 vitórias
6 empates
4 derrotas
2.4 gols marcados p/jogo
0.8 gols sofridos p/jogo
Paulo Sousa (68% de aproveitamento):
19 vitórias
7 empates
5 derrotas
1.9 gols marcados p/jogo
0.9 gols sofridos p/jogo
Rogério Ceni (62% de aproveitamento):
17 vitórias
7 empates
7 derrotas
1.9 gols marcados p/jogo
1.3 gols sofridos p/jogo
Paulo Sousa não tem um rendimento ruim no Flamengo, porém, existe um fator que faz os números do atual treinadores parecerem ‘mentirosos’. É que o português foi o único que disputou o Cariocão, torneio de nível bem inferior aos demais. Pesa a favor do atual comandante os bons desempenhos nas copas, já que realizou grande campanha na Libertadores e se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil.