O Flamengo e a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca não entraram em acordo financeiro para que os jogos do Mais Querido seja televisionado. A situação preocupa a Globo, já que sem o Rubro-negro a audiência do estadual teve uma queda relativa em comparação ao ano anterior (2019), o que já ligou o sinal de alerta dos patrocinadores e diretores da emissora.
Em 2019, em partidas do Mengão, a audiência média era de 20 pontos, já neste ano caiu par 17.
Para renovar o com o Flamengo, a Globo ofereceu os mesmos R$ 16 milhões do contrato que tinha validade de 2016 a 2019. Porém, a diretoria flamenguista entende que devido ao grande investimento em seu elenco e pelas conquistas recentes merece um aumento significante.
O cenário para as partidas finais do Carioca pode mudar, já que a Globo desejar negociar de forma separada o restante do estadual. Desta forma, a emissora pagaria um valor específico por partida, já que sem acordo a final do Carioca pode não ter transmissão.
Até o momento o Rubro-negro não se manifestou se irá aceitar esse modelo de negociação. O clube chegou a pedir R$ 81 milhões pelos direitos de transmissão de seus jogos no estadual, o valor foi negado pela Globo.
O imbróglio entre Flamengo e TV Globo fez com que o clube carioca acionasse a emissora na justiça por divergências no contrato do Campeonato Brasileiro. Por nota oficial, a Globo se manifestou.
Confira a nota da Globo na íntegra:
“A Globo recebeu pela imprensa a informação de que o Flamengo ajuizou uma ação cível no Rio de Janeiro em que alega divergir da Globo quanto à interpretação de três pontos do contrato que mantém com a empresa sobre os direitos de transmissão das partidas de futebol do Campeonato Brasileiro. Esses pontos dizem respeito à fórmula de cálculo da remuneração, à periodicidade dos pagamentos e ao ressarcimento de despesas com viagens. O clube teria pedido que a Justiça se manifeste sobre as divergências alegadas.
Sobre o assunto, a Globo divulgou nota em que ressalta que há mais de 30 anos, a relação da empresa com os clubes está pautada numa agenda comum que visa a valorização e o desenvolvimento do futebol brasileiro.
E acrescenta que essa postura não tem sido diferente com o Flamengo, com quem tem um contrato para o Brasileirão nos mesmos moldes do celebrado com os outros clubes e que vem sendo cumprido regularmente, com transparência. A Globo não se manifesta sobre questões sub judice, mas que considera que são normais eventuais divergências sobre interpretações contratuais. E que confia que vai chegar numa solução consensual com o Flamengo, com quem tem uma parceria de longo prazo e uma paixão em comum, o futebol brasileiro”.