sexta-feira, setembro 18, 2020
Início Notícias STF declara Sport como único campeão de 1987.

STF declara Sport como único campeão de 1987.

Marco Aurélio Mello, torcedor do Flamengo e relator do caso foi o primeiro a votar contra o time de coração. O tipo de recurso apresentado pelo Flamengo se chama “embargos de declaração” e tinha como objetivo de declarar os dois vencedores do torneio de 1987.
Durante o julgamento houve espaço para brincadeiras entre os ministros. Eles destacaram que não houve fatos novos desde a primeira decisão, tomada em abril este ano.
Entre os argumentos do Mais Querido, a defesa do time lembrou que a CBF unificou os títulos dos campeonatos nacionais realizados antes de 1971 para considerar seu vencedores também campeões brasileiros.
Não é a primeira vez que o Flamengo recorre ao STF. Em 2015 alegou ainda que em 2011 a própria CBF estendeu o título ao Flamengo. O relator, ministro Marco Aurélio Mello, flamenguista declarado, votou contra quando o julgamento começou, em agosto do ano passado.
RELEMBRE O CAMPEONATO DAQUELE ANO
Em maio de 1987, a CBF afirmou que não tinha recursos para organizar o campeonato e surgiu o Clube dos 13. O campeonato teria 16 times no módulo verde (primeira divisão) e 16 no amarelo (segunda divisão).
O módulo verde era formado por Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, Bahia, Grêmio, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Santa Cruz, Coritiba, Santos, Cruzeiro, São Paulo, Fluminense, Vasco e Goiás; por sua vez, o módulo amarelo era formado por Sport, Guarani, Bangu, Atlético Paranaense, Vitória, Criciúma, Portuguesa, Inter de Limeira, Treze, Rio Branco, Atlético Goianiense, Ceará, Náutico, Joinville, CSA e América.
O Flamengo venceu o Internacional na final e ficou com o título do módulo verde, equivalente a Série A; Sport e Guarani disputaram penalidades que não teve fim. Após 12 cobranças, a CBF, que voltou a ter posse do campeonato, decidiu que o título do módulo amarelo, equivalente a Série B, ficaria com os dois clubes.
Fonte: Coluna do Flamengo

MAIS LIDOS

Os pecados da diretoria na escolha do novo treinador

A diretoria rubro-negra logo que informada da saída de Jorge Jesus, deixou algo bem claro, gostaria de contar novamente com um estrangeiro. Tal decisão...

Opinião: Dias contados para Domenec no Flamengo

Uma derrota vexatória diante do Independiente Del Valle, uma atuação totalmente desinteressada e uma torcida que perdeu a paciência, esses e outros fatores apontam...

Jorge Jesus é relembrado por torcedores do Flamengo após goleada

Jorge Jesus marcou seu nome na história do futebol brasileiro e do Flamengo. Com cinco títulos na bagagem, o português deixou o Mais Querido...

Fla: Comentarista faz duras críticas à Domènec após goleada

A goleada sofrida pelo Fla na última quinta-feira (17), por 5 a 0, contra o Independiente Del Valle, do Equador, fez com que muitas...